SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64MIGRACIÓN RURAL-URBANA, JUVENTUD Y ENSEÑANZA SUPERIOREL REGRESO DE GRADUADOS A LA ENSEÑANZA SUPERIOR: ENTRE LA INSERCIÓN PROFESIONAL Y LA EDUCACIÓN A LO LARGO DE LA VIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVEIRA, ZULEIDE SIMAS DA  y  BIANCHETTI, LUCÍDIO. Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.79-99. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216405.

Este texto analisa as transformações pelas quais vem passando a universidade brasileira em relação à configuração institucional, ao financiamento, à gestão e à produção do conhecimento. Primeiramente, dá destaque aos modelos de universidade humboldtiano, napoleônico e norte-americano, de modo que se possa captar o desenvolvimento dessas concepções, sua convergência e materialização na universidade modernizada. Em seguida, desvela que, no decurso dos processos de internacionalização da economia, a ideia de universidade passa a alinhar-se, historicamente, aos desígnios do desenvolvimento econômico por mediação da política científico-tecnológica, sob a orientação de organismos supranacionais e intelectuais orgânicos do capital. Por fim, aponta para a contrarreforma universitária como triplo processo: integração subordinada da educação à política de ciência, tecnologia e inovação; diversificação e hierarquização institucional segundo a oferta e duração dos cursos; e empresariamento da educação.

Palabras clave : universidade; contrarreforma universitária; mercantilização da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )