SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64Universidade moderna: dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercadoPara o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ALVES, MARIANA GAIO. O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.101-120. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216406.

Neste artigo, analisa-se o regresso de licenciados ao ensino superior para continuarem a formação académica, discutindo-se e interrogando-se as razões pelas quais os licenciados escolhem continuar uma formação pós-graduada. A análise apoia-se em dados empíricos resultantes de uma amostra representativa de licenciados que em 2004/2005 terminaram os respectivos cursos na Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Os dados apresentados permitem debater em que medida a participação em formação pós-graduada pode ser entendida como uma estratégia de inserção profissional. Esse debate é particularmente relevante no contexto atual, tendo em conta, por um lado, que a educação ao longo da vida assume uma centralidade crescente nas sociedades contemporâneas e, por outro lado, que a precarização do emprego dos licenciados tem vindo a acentuar-se significativamente.

Palavras-chave : ensino superior; pós-graduação; licenciados; inserção profissional; educação ao longo da vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )