SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vidaEnsino superior e desenvolvimento regional: o Norte de Minas Gerais na década de 1960 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOUZA, VANESSA MARCONDES DE. Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.121-142. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216407.

As instituições de ensino superior (IES) vêm sendo chamadas para buscar soluções para a crise ambiental. Entretanto, as diferentes visões sobre o meio ambiente podem retardar ações que levem a reais mudanças. As ações ambientais realizadas dentro das IES são consideradas ainda pontuais e pouco expressivas, sendo a visão naturalista e a crença no tecnicismo predominantes. A inserção das empresas dentro dos cursos ambientais pode influenciar a produção do conhecimento e reduzir a formação universitária ao atendimento aos interesses do mercado, retardando a superação dos problemas ambientais, uma vez que críticas sobre o atual modelo de exploração/produção/consumo/lucro da sociedade não são incorporadas. A ambientalização das IES públicas surge então como um desafio. Algumas mudanças são necessárias tanto nas estruturas acadêmicas quanto no fazer pedagógico para que estas possam se apropriar do saber ambiental.

Palavras-chave : educação superior, universidades públicas; ambientalização; educação ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )