SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64Para o mercado ou para a cidadania? a educação ambiental nas instituições públicas de ensino superior no BrasilEducação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ROTA JUNIOR, CÉSAR  e  IDE, MARIA HELENA DE SOUZA. Ensino superior e desenvolvimento regional: o Norte de Minas Gerais na década de 1960. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.143-164. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216408.

O processo de implantação do ensino superior na região norte do estado de Minas Gerais, na década de 1960, ocorreu duas ou três décadas depois de sua efetivação em outros pontos do estado. Nesse período, os discursos sobre a região oscilavam entre seu grande potencial de desenvolvimento e uma marca de atraso econômico e social. Assim, por meio de pesquisa, buscou-se investigar os condicionantes históricos, com base em documentos oficiais e da imprensa escrita, que contribuíram para a concretização do ensino superior no Norte de Minas. Pode-se concluir que o desencadeamento do processo de desenvolvimento econômico regional, impulsionado por ações do Estado, veio a exigir maior investimento em educação, a fim de formar cidadãos que pudessem dar sua contribuição ao processo de industrialização e adaptados à consequente urbanização, culminando no estabelecimento dos primeiros cursos superiores, todos de formação de professores.

Palavras-chave : ensino superior; pesquisa histórica; Norte de Minas Gerais; desenvolvimento regional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )