SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue64HIGHER EDUCATION AND REGIONAL DEVELOPMENT: THE NORTH OF MINAS GERAIS IN THE 1960sASSESSMENT AND MANAGEMENT: STRENGTH AND WEAKNESS OF A MINDSET IN CONTEMPORARY EDUCATIONAL POLICIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DEITOS, ROBERTO ANTONIO  and  LARA, ANGELA MARA DE BARROS. Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.165-188. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216409.

Neste artigo analisamos os aspectos socioeconômicos e ideológicos da política educacional nacional para a educação profissional no Brasil em período recente (2003-2013). Buscamos compreender as justificativas e os argumentos sustentadores das proposições governamentais apresentadas para a implementação e a operacionalização das ações e programas para as políticas públicas de educação profissional. Assim, examinamos alguns aspectos dessas justificativas e argumentos socioeconômicos e ideológicos que consideram a existência de deficiências formativas da força de trabalho e que, desse modo, estariam produzindo insuficientes condições operacionais e funcionais para atender a demandas dos setores produtivos e, consequentemente, elevar a escolarização, a qualificação e a renda salarial no país.

Keywords : políticas educacionais; educação profissional; escolarização e força de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )