SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64EDUCACIÓN SUPERIOR Y DESARROLLO REGIONAL: EL NORTE DE MINAS GERAIS EN LA DÉCADA DE 1960EVALUAR Y ADMINISTRAR: FUERZA Y MISERIA DE UN IDEARIO PRESENTE EN LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS CONTEMPORÁNEAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DEITOS, ROBERTO ANTONIO  y  LARA, ANGELA MARA DE BARROS. Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.165-188. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216409.

Neste artigo analisamos os aspectos socioeconômicos e ideológicos da política educacional nacional para a educação profissional no Brasil em período recente (2003-2013). Buscamos compreender as justificativas e os argumentos sustentadores das proposições governamentais apresentadas para a implementação e a operacionalização das ações e programas para as políticas públicas de educação profissional. Assim, examinamos alguns aspectos dessas justificativas e argumentos socioeconômicos e ideológicos que consideram a existência de deficiências formativas da força de trabalho e que, desse modo, estariam produzindo insuficientes condições operacionais e funcionais para atender a demandas dos setores produtivos e, consequentemente, elevar a escolarização, a qualificação e a renda salarial no país.

Palabras clave : políticas educacionais; educação profissional; escolarização e força de trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )