SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64EDUCACIÓN PROFESIONAL EN BRASIL: MOTIVOS SOCIOECONÓMICOS E IDEOLÓGICOS DE LA POLÍTICA EDUCACIONALESTUDIOS COMPARADOS COMO MÉTODO DE INVESTIGACIÓN: LA REDACCIÓN DE UNA HISTORIA CURRICULAR POR DOCUMENTOS CURRICULARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALVES, WANDERSON FERREIRA. Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.189-207. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216410.

O objetivo deste artigo é indagar criticamente o projeto de mensuração do trabalho pedagógico presente em algumas das políticas educacionais contemporâneas, bem como o alcance da racionalidade gerencial que a acompanha, confrontando ambas à complexidade da atividade humana de trabalho. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas no âmbito da educação e das ciências do trabalho. A primeira seção do artigo busca caracterizar as fontes e o alcance do "novo" management na educação. Na segunda seção, em uma direção inversa à precedente, a ideia é evidenciar limites e impasses da educação escolar orientada pela racionalidade gerencial. Na terceira seção, o propósito é discutir a dinâmica das situações de trabalho, a complexidade da atividade humana e os desafios que certos desenvolvimentos no mundo do trabalho atual impõem a toda tentativa de mensuração do trabalho. O texto finaliza com uma breve síntese das questões tratadas.

Palabras clave : políticas educacionais; gestão da educação; avaliação educacional; trabalho; ergologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )