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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ALVES, WANDERSON FERREIRA. Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.189-207. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216410.

O objetivo deste artigo é indagar criticamente o projeto de mensuração do trabalho pedagógico presente em algumas das políticas educacionais contemporâneas, bem como o alcance da racionalidade gerencial que a acompanha, confrontando ambas à complexidade da atividade humana de trabalho. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas no âmbito da educação e das ciências do trabalho. A primeira seção do artigo busca caracterizar as fontes e o alcance do "novo" management na educação. Na segunda seção, em uma direção inversa à precedente, a ideia é evidenciar limites e impasses da educação escolar orientada pela racionalidade gerencial. Na terceira seção, o propósito é discutir a dinâmica das situações de trabalho, a complexidade da atividade humana e os desafios que certos desenvolvimentos no mundo do trabalho atual impõem a toda tentativa de mensuração do trabalho. O texto finaliza com uma breve síntese das questões tratadas.

Palavras-chave : políticas educacionais; gestão da educação; avaliação educacional; trabalho; ergologia.

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