SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneasA invenção dos recreios nas escolas primárias paranaenses: o lugar da educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, FABIANY DE CÁSSIA TAVARES. Estudos comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.209-224. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216411.

O artigo apresenta uma pesquisa concluída, inscrita no campo da história da educação, com foco na reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à utilização dos procedimentos do estudo comparado. A pesquisa objetivou a escrita de uma história curricular particular, por meio do estudo de documentos curriculares. A metodologia empregada nesta investigação está orientada pela explicitação dos fundamentos teóricos, das áreas de comparação e dos procedimentos investigativos que sustentam a eleição do estudo comparado como método de pesquisa. Ao elegermos os fundamentos, as áreas e os procedimentos, tratamos de analisar as diferenças e as semelhanças, de explorá-las ao máximo para descobrir como se expressam, de rastrear os conteúdos das informações no contexto em que estão apresentadas, de contextualizá-las, isto é, de estabelecer relações com as distintas situações em que foi/é produzida uma história curricular.

Palavras-chave : pesquisa em educação; estudos comparados; história do currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )