SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número64Estudos comparados como método de pesquisa: a escrita de uma história curricular por documentos curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MEURER, SIDMAR DOS SANTOS  e  OLIVEIRA, MARCUS AURELIO TABORDA DE. A invenção dos recreios nas escolas primárias paranaenses: o lugar da educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades na escola. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.64, pp.225-247. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216412.

O trabalho problematiza algumas ênfases sobre a renovação da escola pública primária no Brasil, dando destaque à construção social dos recreios escolares. Analisando retóricas de autoridades no âmbito do ensino, bem como registros deixados por professores das escolas públicas paranaenses das primeiras décadas do século XX, procuramos demonstrar como o recreio, enquanto dispositivo curricular, surge de maneira informal da preocupação dos professores com o peso que a escola teria sobre as crianças até converter-se em um elemento constitutivo das normas que definiriam a organização do conhecimento no âmbito escolar. De um entendimento difuso sobre o seu significado até a sua prescrição como aspecto importante dos processos de formação, os recreios mobilizaram tempos, espaços e saberes e se articularam com outros elementos afeitos à onda renovadora da instrução que incidiriam sobre o desejo de se fundar uma nova sensibilidade que afirmava a atividade, a experiência e o trabalho ora como meio, ora como fim da educação pública primária.

Palavras-chave : história do currículo; recreios escolares; educação dos sentidos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )