SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docenteDe lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MARTINEZ, DAVID JORGE CUADRA  e  AHUMADA, JORGE RENÉ CATALÁN. TEORIAS SUBJETIVAS SOBRE PROFESSORES E SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.299-324. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216517.

O texto apresenta um estudo descritivo interpretativo de teorias subjetivas sobre professores e o processo de formação docente e sua relação com as práticas educativas. Usando a metodologia qualitativa, foram aplicadas entrevistas com um grupo de discussão composto de doze professores(as) de uma escola municipal em uma área da região do Atacama, Chile. A formação de professores é explicada principalmente por teorias subjetivas que consideram experiências biográficas ocorridas antes, durante e após a formação inicial como fontes importantes de aprendizagem da profissão, desvalorizando o impacto da aprendizagem do conhecimento semântico. O artigo destaca uma teoria subjetiva que orienta a ação de formação do sentido subjetivo dado à formação, profissão e ensino. Na discussão, analisa o impacto dessas teorias subjetivas na formação de professores, tendo em conta o conteúdo, a estrutura e a capacidade explicativa delas.

Palavras-chave : formação de professores; conhecimento pedagógico; subjetividade; educação básica; profissão docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )