SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65Teorías subjetivas en profesores y su formación profesionalAPRENDIZAJE EVOLUTIVO EN LA FORMACIÓN DOCENTE: CONTINUIDAD ENTRE LAS CERTEZAS DE LA ACCIÓN Y ARREGLOS DISCURSIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO. De lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalização. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.325-346. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216518.

O texto apresenta as narrativas de formação de professoras da roça, buscando compreender os processos de profissionalização da docência no ensino fundamental. O estudo analisou, com base em percursos formativos, as experiências de docentes no processo de constituição identitária de ex-lavradoras que assumiram a docência na busca pela construção da profissão docente na roça. Para isso, baseou-se na abordagem (auto)biográfica, utilizando-se das narrativas de vida-formação-profissão de quatro professoras que lecionavam em escolas rurais do interior da Bahia. As narrativas descrevem os múltiplos vínculos estabelecidos na escola, no tecido das relações sociais vividas pelas docentes, na própria comunidade da qual fazem parte, apresentando os lugares discursivos ocupados por elas na produção da profissão docente na roça.

Palabras clave : profissão docente; roça; ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )