SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65TEORIAS SUBJETIVAS SOBRE PROFESSORES E SUA FORMAÇÃO PROFISSIONALAprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RIOS, JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO. De lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalização. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.325-346. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216518.

O texto apresenta as narrativas de formação de professoras da roça, buscando compreender os processos de profissionalização da docência no ensino fundamental. O estudo analisou, com base em percursos formativos, as experiências de docentes no processo de constituição identitária de ex-lavradoras que assumiram a docência na busca pela construção da profissão docente na roça. Para isso, baseou-se na abordagem (auto)biográfica, utilizando-se das narrativas de vida-formação-profissão de quatro professoras que lecionavam em escolas rurais do interior da Bahia. As narrativas descrevem os múltiplos vínculos estabelecidos na escola, no tecido das relações sociais vividas pelas docentes, na própria comunidade da qual fazem parte, apresentando os lugares discursivos ocupados por elas na produção da profissão docente na roça.

Palavras-chave : profissão docente; roça; ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )