SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue65FROM WOMAN FARMER TO SECONDARY TEACHER IN THE COUNTRY: STORIES, TEACHING AND PROFESSIONALIZATIONTEACHER'S IDENTITY: CHALLENGES POSED BY GLOBALIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DEVECHI, CATIA PICCOLO VIERO; TAUCHEN, GIONARA  and  TREVISAN, AMARILDO LUIZ. Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.347-369. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216519.

O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.

Keywords : epistemologia; pesquisa; formação de professores; aprendizagem; comunicação.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )