SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65DE CAMPESINA A PROFESORA PRIMARIA RURAL: NARRATIVAS, DOCENCIA Y PROFESIONALIZACIÓNLA IDENTIDAD DEL PROFESOR: DESAFÍOS DE LA GLOBALIZACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DEVECHI, CATIA PICCOLO VIERO; TAUCHEN, GIONARA  y  TREVISAN, AMARILDO LUIZ. Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.347-369. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216519.

O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.

Palabras clave : epistemologia; pesquisa; formação de professores; aprendizagem; comunicação.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )