SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65De lavradora a professora primária na roça: narrativas, docência e profissionalizaçãoA identidade do professor: desafios colocados pela globalização* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

DEVECHI, CATIA PICCOLO VIERO; TAUCHEN, GIONARA  e  TREVISAN, AMARILDO LUIZ. Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.347-369. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216519.

O artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.

Palavras-chave : epistemologia; pesquisa; formação de professores; aprendizagem; comunicação.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )