SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue65EVOLUTIONARY LEARNING IN TEACHERS' EDUCATION: CONTINUITY BETWEEN THE CERTAINTIES OF ACTION AND DISCURSIVE ARRANGEMENTSMethodological trends in teachers who train primary and secondary teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARDOSO, MARIA INÊS SILVA TEIXEIRA; BATISTA, PAULA MARIA FAZENDEIRO  and  GRACA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.371-390. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216520.

A globalização veio provocar alterações profundas nas estruturas das sociedades contemporâneas e, concomitantemente, na expressão e teorização da identidade. O presente estudo traz a debate os desafios colocados à (re)construção da identidade do professor, que se deslocou de um nível de não reflexividade para um metanível de atividade reflexiva e crítica, pondo em tensão a unidade e a continuidade da identidade, nas dimensões individual e coletiva, de onde pode emergir o sujeito da transformação social. Tratando-se de um processo interativo de (re)construção de sentido, a identidade do professor não dispensa a prática comunicacional e requer um pensamento reflexivo crítico e uma intervenção ativa, que depende do envolvimento do professor e está relacionado com o profissionalismo e a competência profissional.

Keywords : identidade; identidade profissional; comunidade de prática; reflexão crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )