SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65Aprendizagem evolutiva na formação de professores: continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivosTENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE FORMAM DOCENTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CARDOSO, MARIA INÊS SILVA TEIXEIRA; BATISTA, PAULA MARIA FAZENDEIRO  e  GRACA, AMÂNDIO BRAGA SANTOS. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.371-390. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216520.

A globalização veio provocar alterações profundas nas estruturas das sociedades contemporâneas e, concomitantemente, na expressão e teorização da identidade. O presente estudo traz a debate os desafios colocados à (re)construção da identidade do professor, que se deslocou de um nível de não reflexividade para um metanível de atividade reflexiva e crítica, pondo em tensão a unidade e a continuidade da identidade, nas dimensões individual e coletiva, de onde pode emergir o sujeito da transformação social. Tratando-se de um processo interativo de (re)construção de sentido, a identidade do professor não dispensa a prática comunicacional e requer um pensamento reflexivo crítico e uma intervenção ativa, que depende do envolvimento do professor e está relacionado com o profissionalismo e a competência profissional.

Palavras-chave : identidade; identidade profissional; comunidade de prática; reflexão crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )