SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue65TEACHER'S IDENTITY: CHALLENGES POSED BY GLOBALIZATIONCOOPERATION IN A HETEROGENEOUS FEDERATION: THE COLABORATION SYSTEM OF EDUCATION IN SIX BRAZILIAN STATES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVA, ÁNGEL DE-JUANAS; MARTINEZ, ÁNGEL EZQUERRA  and  POZO, ROSA MARTÍN DEL. TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE FORMAM DOCENTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.391-409. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216521.

Na Espanha, o Espacio Europeo de Educación Superior (EEES) tem impulsionado a estrutura acadêmica atual, mas não as "novas" abordagens metodológicas que devem acompanhar a nova organização do ensino. O trabalho em equipe, seminários, exposições, debates, entre outros, são propostas ao longo das orientações, mas são de fato colocadas em prática? Este artigo analisa e discute os resultados de uma investigação sobre a concepção e a implementação de atividades realizadas por professores universitários. Participaram 132 professores que exercem a docência formando professores de ensino fundamental e médio. Os resultados mostram que as declarações de professores sobre as atividades desenvolvidas estão se movendo claramente longe de tendências tradicionais e identificam-se com tendências intermediárias e construtivistas.

Keywords : metodologia de ensino; formação de professores; concepções de professores; Espacio Europeo de Educación Superior; professores em formação.

        · abstract in Spanish | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )