SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65LA IDENTIDAD DEL PROFESOR: DESAFÍOS DE LA GLOBALIZACIÓNLA COOPERACIÓN EN UNA FEDERACIÓN HETEROGÉNEA: EL SISTEMA DE COLABORACIÓN EN LA EDUCACIÓN EN SEIS ESTADOS BRASILEÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

OLIVA, ÁNGEL DE-JUANAS; MARTINEZ, ÁNGEL EZQUERRA  y  POZO, ROSA MARTÍN DEL. TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE FORMAM DOCENTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.391-409. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216521.

Na Espanha, o Espacio Europeo de Educación Superior (EEES) tem impulsionado a estrutura acadêmica atual, mas não as "novas" abordagens metodológicas que devem acompanhar a nova organização do ensino. O trabalho em equipe, seminários, exposições, debates, entre outros, são propostas ao longo das orientações, mas são de fato colocadas em prática? Este artigo analisa e discute os resultados de uma investigação sobre a concepção e a implementação de atividades realizadas por professores universitários. Participaram 132 professores que exercem a docência formando professores de ensino fundamental e médio. Os resultados mostram que as declarações de professores sobre as atividades desenvolvidas estão se movendo claramente longe de tendências tradicionais e identificam-se com tendências intermediárias e construtivistas.

Palabras clave : metodologia de ensino; formação de professores; concepções de professores; Espacio Europeo de Educación Superior; professores em formação.

        · resumen en Español | Español     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )