SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*A cooperação em uma federação heterogênea: o regime de colaboração na educação em seis estados brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVA, ÁNGEL DE-JUANAS; MARTINEZ, ÁNGEL EZQUERRA  e  POZO, ROSA MARTÍN DEL. TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE FORMAM DOCENTES DO ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.391-409. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216521.

Na Espanha, o Espacio Europeo de Educación Superior (EEES) tem impulsionado a estrutura acadêmica atual, mas não as "novas" abordagens metodológicas que devem acompanhar a nova organização do ensino. O trabalho em equipe, seminários, exposições, debates, entre outros, são propostas ao longo das orientações, mas são de fato colocadas em prática? Este artigo analisa e discute os resultados de uma investigação sobre a concepção e a implementação de atividades realizadas por professores universitários. Participaram 132 professores que exercem a docência formando professores de ensino fundamental e médio. Os resultados mostram que as declarações de professores sobre as atividades desenvolvidas estão se movendo claramente longe de tendências tradicionais e identificam-se com tendências intermediárias e construtivistas.

Palavras-chave : metodologia de ensino; formação de professores; concepções de professores; Espacio Europeo de Educación Superior; professores em formação.

        · resumo em Espanhol | Espanhol     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )