SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue65Pedagogical mediation in youth and adult education: existential needs and the dialogue as a foundation of education practiceDIALOGUES WITH MARILYN COCHRAN-SMITH ON LEARNING AND TEACHER RESEARCH IN COMMUNITIES OF INQUIRY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SOARES, EDUARDO SARQUIS; PAULA, GRACE MARISA MIRANDA DE  and  VIEIRA, MARIA LÚCIA. Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.477-503. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216525.

Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.

Keywords : mudança conceitual; abordagem histórico-cultural; prática docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )