SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65MEDIACIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: NECESIDAD EXISTENCIAL Y POLÍTICA DEL DIÁLOGO COMO FUNDAMENTO DE LA PRÁCTICADIÁLOGOS CON MARILYN COCHRAN-SMITH SOBRE APRENDIZAJE E INVESTIGACIÓN DOCENTE EN LAS COMUNIDADES DE INVESTIGACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SOARES, EDUARDO SARQUIS; PAULA, GRACE MARISA MIRANDA DE  y  VIEIRA, MARIA LÚCIA. Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.477-503. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216525.

Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.

Palabras clave : mudança conceitual; abordagem histórico-cultural; prática docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )