SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da práticaInterlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SOARES, EDUARDO SARQUIS; PAULA, GRACE MARISA MIRANDA DE  e  VIEIRA, MARIA LÚCIA. Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.477-503. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216525.

Este trabalho propõe a convivência, na prática docente, de duas concepções conflitantes sobre aprendizagem. No debate teórico, suas matrizes se apresentam em dois paradigmas. Em um deles, compartilha-se a crença na possibilidade de se prever, em algum nível, os processos mentais que os indivíduos experimentam durante a aprendizagem. Nesse paradigma, há linhas articuladas em torno da concepção piagetiana de mudança conceitual e há pesquisadores, influenciados por Vygotsky, que propõem o que se chama de perfil conceitual. Um segundo paradigma opõe-se à possibilidade de antecipação do que se vai aprender em qualquer evento. Argumenta-se que a atividade humana é situada histórica e socialmente, sendo a aprendizagem de cada indivíduo singular e inapreensível. Avaliando o debate com base nos dados de nossa pesquisa, defendemos que mesmo perspectivas conflitantes podem ser incorporadas à atividade docente.

Palavras-chave : mudança conceitual; abordagem histórico-cultural; prática docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )