SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número65Aprendizagens no contexto de uma atividade: um confronto teórico analisado a partir de um exemplo prático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FIORENTINI, DARIO  e  CRECCI, VANESSA. Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.505-524. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216526.

Este artigo apresenta e discute a vida e a obra de Marilyn Cochran-Smith, bem como seus principais constructos teóricos, desenvolvidos com a colaboração de Susan Lytle, tais como: comunidades investigativas, investigação do professor, postura investigativa e formação de professores para a justiça social. Também são mencionados estudos e autores brasileiros que estabelecem interlocução com as ideias dessas autoras. Algumas contribuições e influências de Cochran-Smith e Lytle são destacadas em relação a esses estudos, principalmente aquelas relacionadas à pesquisa do professor sobre sua prática e à pesquisa sobre aprendizagem e desenvolvimento do professor em comunidades investigativas. Por fim, para ampliar o debate acerca dessas ideias e obter sua opinião atual sobre o movimento da pesquisa do professor e a política de educação do Governo Obama, é apresentada entrevista completa realizada pelos autores com Cochran-Smith, em 2012, no Boston College.

Palavras-chave : formação docente; comunidades investigativas; Marilyn Cochran-Smith; aprendizagem docente; postura investigativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )