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Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
ANACHE, ALEXANDRA AYACH y RESENDE, DANNIELLY ARAÚJO ROSADO. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.569-591. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216630.
O artigo aborda o processo de avaliação de alunos com deficiência intelectual. O objetivo é caracterizar a proposta de avaliação conduzida pelos professores que atuam no contexto do atendimento educacional especializado (AEE) oferecido nas salas de recursos multifuncionais (SRM) de um município brasileiro. A metodologia empregada é a pesquisa colaborativa, por meio da técnica de grupo focal. Os resultados indicam que os critérios para o encaminhamento e a avaliação desses alunos se baseiam nas dificuldades de aprendizagem e/ou na identificação de comportamentos inadequados. Há professores que planejam suas avaliações próximas das condições dos referidos estudantes, no entanto eles enfrentam dificuldades para estabelecer diálogos com os professores do ensino regular, o que implica prejuízos para esses alunos.
Palabras clave : avaliação; aprendizagem; estudantes com deficiência intelectual; sala de recursos multifuncionais; atendimento educacional especializado.