SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue66Characterization of learning evaluation in multi-functional resources rooms for students with intellectual disabilitiesPREVENTION AND REMEDIATION OF LEARNING DIFFICULTIES: ADAPTATION OF RESPONSE TO AN INTERVENTION MODEL IN A BRAZILIAN SAMPLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

BELUCE, ANDREA CARVALHO  and  OLIVEIRA, KATYA LUCIANE DE. Escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.593-610. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216631.

Este estudo teve por objetivo construir e levantar evidências de validade para a escala de estratégia de ensino, de aprendizagem e motivação para aprender em ambientes virtuais de aprendizagem (EEAM-AVA). A evidência de validade da escala foi investigada por meio da estrutura interna e das dimensões emergidas no decorrer deste estudo. Participaram da pesquisa 572 estudantes matriculados em cursos disponibilizados em ambientes virtuais de aprendizagem. O instrumento de pesquisa elaborado constituiu-se em uma escala com quarenta e cinco itens. A análise dos dados coletados apresentou uma estrutura de cinco dimensões, todas com índices de consistência interna aceitáveis, evidenciando a validade da escala e suas propriedades psicométricas. Estudos adicionais que revisem e aprimorem itens da escala apresentada são recomendados. Espera-se que os resultados tragam contribuições para educadores e psicólogos que pesquisam as questões aqui investigadas.

Keywords : escala psicométrica; aprendizagem em ambientes virtuais; motivação; educação a distância.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )