SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66PREVENCIÓN Y REMEDIOS A LAS DISCAPACIDADES DE APRENDIZAJE: ADAPTACIÓN DEL MODELO DE RESPUESTA A LA INTERVENCIÓN EN UNA MUESTRA BRASILEÑARESPONSABILIDAD SOCIAL DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR: MAPEO Y TENDENCIAS TEMÁTICAS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA BRASILEÑA (1990-2011) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BROD, FERNANDO AUGUSTO TREPTOW  y  RODRIGUES, SHEYLA COSTA. O conversar como estratégia de formação contínua na tutoria da educação profissional a distância. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.631-652. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216633.

Este estudo propõe uma reflexão valendo-se do conversar dos professores tutores da educação profissional a distância da Rede e-Tec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Visconde da Graça (IFSul CAVG) sobre o trabalho de mediação pedagógica que realizam na tutoria. Trouxemos, desse conversar, os temas que foram recursivos e os analisamos por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo de Lefèvre e Lefèvre. Na análise, sustentamos as interlocuções com os autores Maturana, Lévy, Shulman e Tardif por meio dos conceitos: cultura em redes de conversação, inteligência coletiva, conhecimento pedagógico do conteúdo e formação profissional docente. Os discursos coletivos assinalam para os reflexos ocasionados pela falta de interação entre os professores pesquisadores e os professores tutores e seus impactos no processo de mediação pedagógica.

Palabras clave : educação profissional a distância; tutoria; mediação pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )