SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66EL ACTO DE CONVERSAR COMO ESTRATEGIA DE FORMACIÓN CONTINUADA EN LA TUTORÍA DE EDUCACIÓN PROFESIONAL A DISTANCIADOCENCIA EN MAESTRÍA PROFESIONAL: REGISTROS DE PERCEPCIONES Y PRÁCTICAS EN (RE)CONSTRUCCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CALDERON, ADOLFO IGNACIO; GOMES, CLEBER FERNANDO  y  BORGES, REGILSON MACIEL. Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011). Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.653-679. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216634.

Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Após a construção da linha do tempo da produção científica, levantaram-se as áreas do conhecimento predominantes, as regiões geográficas de origem e a procedência institucional. Identificaram-se três eixos temáticos: gestão universitária, aspectos teórico-conceituais e normativos e formação universitária. No âmbito dos estudos produzidos em mestrados acadêmicos e doutorados, constatou-se que a temática RSES é essencialmente multidisciplinar, que desafia, particularmente, os programas de pós-graduação em administração e em educação, com destaque para estudos sobre a gestão universitária, objetivando não só o bom desempenho no mercado educacional, mas também a formação para o desenvolvimento humano.

Palabras clave : universidade; educação superior; responsabilidade social da educação superior.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )