SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue66Social responsibility of higher education: mapping and thematic tendencies of Brazilian scientific production (1990-2011)THE UNIVERSITY-SCHOOL PARTNERSHIP: UTOPIA OR A POSSIBILITY OF EXTENDED TRAINING IN THE PUBLIC POLICY DOMAIN? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GRASSI, MARLISE HEEMANN; MARCHI, MIRIAM INES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ  and  MARTINS, SILVANA NEUMANN. Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.681-698. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216635.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.

Keywords : mestrado profissional; docência; aprendizagem.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )