SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66RESPONSABILIDAD SOCIAL DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR: MAPEO Y TENDENCIAS TEMÁTICAS DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA BRASILEÑA (1990-2011)LA COLABORACIÓN UNIVERSIDAD-ESCUELA: ¿UTOPÍA O POSIBILIDAD DE FORMACIÓN CONTINUADA EN EL ÁMBITO DE LAS POLÍTICAS PÚBLICAS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GRASSI, MARLISE HEEMANN; MARCHI, MIRIAM INES; SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ  y  MARTINS, SILVANA NEUMANN. Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.681-698. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216635.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.

Palabras clave : mestrado profissional; docência; aprendizagem.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )