SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue66Teaching in a professional master's: records of perceptions and practices in (re)constructionHIGHER EDUCATION IN BRAZIL: DILEMMAS, CHALLENGES AND COMPARISON WITH OECD AND BRICS COUNTRIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

NACARATO, ADAIR MENDES. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.699-716. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216636.

Este artigo tem como objetivo apresentar contextos de formação docente e de políticas públicas, com destaque para alguns constructos teóricos elaborados nas últimas décadas pelo campo da pesquisa educacional e o modo como eles têm sido apropriados e ressignificados pelas políticas públicas. Apresenta, ainda, recentes programas instituídos pela nova Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (nova CAPES) e relata uma pesquisa realizada em um deles, o Observatório da Educação. Os resultados desta pesquisa evidenciam a possibilidade de adesão a um desses programas e a promoção de uma parceria universidade-escola que estimule a reflexão e a criticidade dos professores quanto às políticas públicas e aos documentos prescritivos que chegam às escolas.

Keywords : formação docente; políticas públicas; parceria universidade-escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )