SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue66THE UNIVERSITY-SCHOOL PARTNERSHIP: UTOPIA OR A POSSIBILITY OF EXTENDED TRAINING IN THE PUBLIC POLICY DOMAIN?THE OPEN CLASSROOM: LINKS BETWEEN LEARNING PROCESS, RESEARCH RACTICE AND COMMUNITY COOPERATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

AMARAL, NELSON CARDOSO. A educação superior brasileira: dilemas, desafios e comparações com os países da OCDE e do BRICS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.717-736. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216637.

O estudo apresenta uma análise de um conjunto de dilemas e de desafios da educação superior brasileira relacionados às seguintes temáticas: privatização; taxas líquidas e brutas de escolarização; limites socioeconômicos à expansão tanto pública quanto privada; relação candidato/vaga; vagas não preenchidas; financiamento no contexto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e comparações com diversos países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Os resultados das análises mostram que, em geral, são grandes os desafios do Brasil quando comparados seus indicadores com os países da OCDE. Pode-se concluir que só será possível atingir os parâmetros da OCDE quando ocorrerem, simultaneamente, três efeitos: estabilidade da população com a diminuição de crianças e jovens em idade educacional; crescimento do país e de seu produto interno bruto (PIB) no contexto do capitalismo mundial; e diminuição das desigualdades sociais existentes.

Keywords : educação superior; indicadores; percentual do pib; orçamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )