SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número66LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILEÑA: DILEMAS, RETOS Y COMPARACIONES CON LOS PAÍSES DE OCDE Y BRICSÉTICA EN LA INVESTIGACIÓN CON NIÑOS: AUSENCIAS Y RETOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ESTRADA, MARÍA LUISA CASTRO; REJAS, MARÍA JOSÉ RODRIGUEZ  y  URIAS, EMILIANO URTEAGA. AULA ABERTA: A RELAÇÃO DOCÊNCIA, PESQUISA E COOPERAÇÃO COMUNITÁRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.66, pp.737-758. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216638.

O presente artigo é resultado de reflexão coletiva em relação à prática e concepção da educação em uma universidade alternativa que permite a construção de relações abertas de ensino-aprendizagem. Desejamos compartilhar o modo como imaginamos a aula aberta: um vínculo entre formação, pesquisa e cooperação comunitária. Apresentamos os desafios do projeto e nossas aprendizagens na Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM): a compreensão de aula como um lugar aberto à comunidade; o trabalho coletivo e a necessidade da interdisciplinaridade dos processos de ensino-aprendizagem quando se deseja trabalhar na horizontalidade; e a cooperação comunitária como estratégia de formação que permite ao estudante iniciar-se na prática profissional quando ainda está estudando. Finalmente, destacamos as possibilidades de pesquisa e (trans)formação dos espaços onde habitamos e assim contribuir para seu melhoramento. Terminamos com uma proposta para que seja repensado o papel da universidade no momento atual.

Palabras clave : aula aberta; trabalho colegiado; comunidades de aprendizagem; cooperação comunitária; universidade pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )