SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número67EL TERRITORIO DE LA UNIVERSIDAD BRASILEÑA: EL MODELO DE CAMPUSLA CRISIS DE LUGARES Y ESPACIOS DE IDENTIDAD DE MEMORIA EN LA MODERNIDAD: CUESTIONES PARA LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ANJOS, JUAREZ JOSÉ TUCHINSKI DOS  y  SOUZA, GIZELE DE. Nos "rigores" da lei: a escolarização da infância na legislação da instrução pública da província do Paraná (1857-1883). Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.875-896. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216745.

O objetivo deste artigo é compreender como o tempo da infância e algumas das práticas de escolarização voltadas para o sujeito que o vive, a criança, foram pensados na legislação escolar da província do Paraná, entre os anos de 1857 e 1883, tomando como fonte os regulamentos de instrução e as leis do ensino obrigatório que circularam ao longo desse período. Na primeira parte são elencados alguns instrumentos teóricos e metodológicos adotados para o trato do objeto desta pesquisa. Na segunda, realiza-se a problematização da legislação escolar como fonte aqui privilegiada para a produção do conhecimento histórico sobre a escolarização da infância no tocante ao contexto paranaense. Na terceira parte são investigadas algumas práticas de escolarização da infância, utilizando os conceitos de gênero e idade escolar como ferramentas analíticas para compreender-se de que modo estes incidiram na produção do espaço escolar, dos saberes e dos tempos infantis da escolarização na província da Paraná.

Palabras clave : história da educação; escolarização; infância; Paraná; século XIX.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )