SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número67O território da universidade brasileira: o modelo de câmpusA crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ANJOS, JUAREZ JOSÉ TUCHINSKI DOS  e  SOUZA, GIZELE DE. Nos "rigores" da lei: a escolarização da infância na legislação da instrução pública da província do Paraná (1857-1883). Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.875-896. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216745.

O objetivo deste artigo é compreender como o tempo da infância e algumas das práticas de escolarização voltadas para o sujeito que o vive, a criança, foram pensados na legislação escolar da província do Paraná, entre os anos de 1857 e 1883, tomando como fonte os regulamentos de instrução e as leis do ensino obrigatório que circularam ao longo desse período. Na primeira parte são elencados alguns instrumentos teóricos e metodológicos adotados para o trato do objeto desta pesquisa. Na segunda, realiza-se a problematização da legislação escolar como fonte aqui privilegiada para a produção do conhecimento histórico sobre a escolarização da infância no tocante ao contexto paranaense. Na terceira parte são investigadas algumas práticas de escolarização da infância, utilizando os conceitos de gênero e idade escolar como ferramentas analíticas para compreender-se de que modo estes incidiram na produção do espaço escolar, dos saberes e dos tempos infantis da escolarização na província da Paraná.

Palavras-chave : história da educação; escolarização; infância; Paraná; século XIX.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )