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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GEVEHR, DANIEL LUCIANO. A crise dos lugares de memória e dos espaços identitários no contexto da modernidade: questões para o ensino de história. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.945-962. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216748.

Esta pesquisa discute os impactos da modernidade e suas diferentes dimensões culturais para o ensino da história tomando como base a leitura da realidade encontrada nos diferentes contextos da escola de educação básica da contemporaneidade brasileira. Discutimos como as redefinições dos modelos que orientam o ensino da história - antes pautados em memorizações, linearidades e heroicizações - hoje apresentam novos problemas, como a crise da memória, das identidades e da desvalorização (ou esquecimentos) dos lugares de memória (Nora, 1993) produzidos historicamente pelos diferentes grupos sociais, que passam a não mais reconhecer esses espaços como representantes de seu passado. A pesquisa insere-se no campo das discussões sobre os impactos sociais da modernidade líquida (Bauman, 2003) e procura desvendar como as transformações ocorridas na sociedade atual produziram novas formas de (re)pensar o passado.

Palavras-chave : modernidade; ensino de história; lugares de memória.

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