SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número67CRUZANDO FRONTERAS REGIONALES: REPENSANDO LA HISTORIA COMPARADA DE LA EDUCACIÓN EN EL ÁMBITO NACIONALLA LEY N. 11.645 Y LA VISIÓN DE LOS MAESTROS DE RÍO DE JANEIRO SOBRE LA TEMÁTICA INDÍGENA EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BENTES, JOSÉ ANCHIETA DE OLIVEIRA  y  HAYASHI, MARIA CRISTINA PIUMBATO INNOCENTINI. Normalidade, diversidade e alteridade na história do Instituto Nacional de Surdos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.851-874. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216744.

A análise das mudanças diacrônicas ocorridas na Educação Especial, mais especificamente no Instituto Nacional de Surdos (INES), instalado no estado do Rio de Janeiro desde a sua fundação, em 1857, até o início do século XXI, é o foco principal deste artigo. Os conceitos de normalidade, diversidade e alteridade são problematizados no texto e guiados pela busca de respostas que permitam compreender as atitudes dispensadas ao indivíduo considerado diferente e que interferem na educação dos surdos na atualidade. A perspectiva teórica deste texto está alinhada aos estudos socioculturais da deficiência que questionam as perspectivas discursivas de normalidade e de anormalidade dos corpos que fundamentam grande parte do que se diz, do que se faz e do que se quer com a educação de pessoas deficientes, particularmente de pessoas surdas. Os resultados indicam que discursos sobre a diversidade ainda predominam, mas afirmações e ações que levam à alteridade também já podem ser constatadas.

Palabras clave : normalidade; diversidade; alteridade; Instituto Nacional de Surdos.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )