SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue67THE LAW N. 11.645 AND THE TEACHER'S VISION OF RIO DE JANEIRO ON INDIGENOUS SUBJECT AT SCHOOLSPECIAL EDUCATION IN FEDERAL TERRITORY OF RORAIMA IN THE CONTEXT OF THE MILITARY GOVERNMENT (1964-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DALBOSCO, CLAUDIO ALMIR. A história como experiência formativa em Rousseau. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.923-944. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216747.

O presente ensaio investiga a concepção rousseauniana de história como é justificada na obra Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdades entre os homens. Defende a hipótese de que tal concepção não é especificamente cíclica (antiga) nem só linear (cristã e/ou moderna), mas sim ambivalente, cuja síntese original repousa na noção de perfectibilité. O ensaio estrutura-se em três tópicos: no primeiro, recupera alguns aspectos das diferentes fontes intelectuais, concentrando-se no confronto entre as concepções cíclica e linear. No segundo, procura abordar a especificidade da concepção rousseauniana de história, mostrando que, ao ir além, tanto da concepção cíclica como linear, preserva de modo tensional traços importantes de cada uma delas. Conclui resumindo, no terceiro tópico, os pontos principais conquistados pela argumentação, refletindo sobre o modo como essa noção rousseauniana de história interfere no projeto educacional esboçado em Émile.

Keywords : história; educação; formação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )