SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número67LA LEY N. 11.645 Y LA VISIÓN DE LOS MAESTROS DE RÍO DE JANEIRO SOBRE LA TEMÁTICA INDÍGENA EN LA ESCUELAEDUCACIÓN ESPECIAL EN EL TERRITORIO FEDERAL DE RORAIMA EN EL CONTEXTO DEL RÉGIMEN MILITAR (1964-1985) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DALBOSCO, CLAUDIO ALMIR. A história como experiência formativa em Rousseau. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.923-944. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216747.

O presente ensaio investiga a concepção rousseauniana de história como é justificada na obra Discurso sobre a origem e o fundamento das desigualdades entre os homens. Defende a hipótese de que tal concepção não é especificamente cíclica (antiga) nem só linear (cristã e/ou moderna), mas sim ambivalente, cuja síntese original repousa na noção de perfectibilité. O ensaio estrutura-se em três tópicos: no primeiro, recupera alguns aspectos das diferentes fontes intelectuais, concentrando-se no confronto entre as concepções cíclica e linear. No segundo, procura abordar a especificidade da concepção rousseauniana de história, mostrando que, ao ir além, tanto da concepção cíclica como linear, preserva de modo tensional traços importantes de cada uma delas. Conclui resumindo, no terceiro tópico, os pontos principais conquistados pela argumentação, refletindo sobre o modo como essa noção rousseauniana de história interfere no projeto educacional esboçado em Émile.

Palabras clave : história; educação; formação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )