SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue67The selection of knowledge in curriculum proposals: natural sciences and artHOLISTIC EDUCATION FOR ENTREPRENEURSHIP: A STRATEGY FOR COMPREHENSIVE DEVELOPMENT, CITIZENSHIP AND COOPERATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

COSTA, HUGO HELENO CAMILO  and  LOPES, ALICE CASIMIRO. A comunidade disciplinar em Goodson: impasses em um registro pós-estrutural. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.1009-1032. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216751.

Tendo em vista nossa trajetória de pesquisa investigando políticas de currículo em uma perspectiva discursiva, abordamos o pensamento de Ivor Goodson com foco na interpretação das comunidades disciplinares como subjetivações produzidas na política. Defendemos que Goodson propõe a noção de comunidade disciplinar como comunidade profissional que dinamiza a política curricular e vale-se do nome da disciplina na luta por seus interesses. Conjecturamos, no âmbito da teoria curricular, sua perspectiva de sujeito político - a comunidade disciplinar - visando apresentar alguns impasses gerados pelo pensamento da história das disciplinas escolares sobre a comunidade disciplinar, tendo em vista sua apropriação em um enfoque discursivo. Este texto, em síntese, focaliza o que Goodson nos faz pensar sobre as comunidades disciplinares e como sua noção de subjetividade disciplinar na produção das políticas de currículo é modificada ao incorporarmos aportes pós-estruturais em nossas pesquisas.

Keywords : comunidade disciplinar; discurso; política de currículo.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )