SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número67A seleção do conhecimento em documentos curriculares: ciências naturais e arteEducação holística para o empreendedorismo: uma estratégia de desenvolvimento integral, de cidadania e cooperação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

COSTA, HUGO HELENO CAMILO  e  LOPES, ALICE CASIMIRO. A comunidade disciplinar em Goodson: impasses em um registro pós-estrutural. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.67, pp.1009-1032. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216751.

Tendo em vista nossa trajetória de pesquisa investigando políticas de currículo em uma perspectiva discursiva, abordamos o pensamento de Ivor Goodson com foco na interpretação das comunidades disciplinares como subjetivações produzidas na política. Defendemos que Goodson propõe a noção de comunidade disciplinar como comunidade profissional que dinamiza a política curricular e vale-se do nome da disciplina na luta por seus interesses. Conjecturamos, no âmbito da teoria curricular, sua perspectiva de sujeito político - a comunidade disciplinar - visando apresentar alguns impasses gerados pelo pensamento da história das disciplinas escolares sobre a comunidade disciplinar, tendo em vista sua apropriação em um enfoque discursivo. Este texto, em síntese, focaliza o que Goodson nos faz pensar sobre as comunidades disciplinares e como sua noção de subjetividade disciplinar na produção das políticas de currículo é modificada ao incorporarmos aportes pós-estruturais em nossas pesquisas.

Palavras-chave : comunidade disciplinar; discurso; política de currículo.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )