SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68Produção e conservação escolar da masculinidade no romance O Ateneu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, ROSANA MEDEIROS DE. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.11-33. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226802.

Descolonizar o pensamento é uma luta fundamental dos movimentos de educação do campo, é um modo de resistência e re-existência de saberes e modos de vida. Considerando que a subalternização dos saberes do campo é produzida pelo monopólio e visibilidade do saber euro-ocidental, assim como pela desqualificação e invisibilização do saber campesino, este artigo se debruça sobre os livros do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) de educação no campo, atentando para os conhecimentos e modos de vida que ali se apresentam e como se apresentam. Por meio da seleção e análise de acontecimentos imagéticos e textuais significativos, são discutidas hierarquias de saberes e modos de vida nos materiais em questão. O artigo resulta de uma pesquisa sobre raça e gênero no PNLD de educação no campo, lançado em 2013. Analisando todos os livros do programa, a pesquisa dá a ver dois acontecimentos centrais nos modos em que raça e gênero performam nesses livros: a colonialidade do saber e o estilo politicamente correto.

Palavras-chave : colonialidade; politicamente correto; livro didático; educação do campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )