SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68DESCOLONIZAR LOS LIBROS DE TEXTO: RAZA, GÉNERO Y COLONIALIDAD EN LOS LIBROS DE EDUCACIÓN DEL CAMPOVOCES EN DIÁLOGO: ENSEÑANZA, LECTURA Y LITERATURA BAJO EL FOCO DE LOS DOCENTES DE LICENCIATURA EN LETRAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARCHI, RITA DE CÁSSIA  y  SANTOS, TIAGO RIBEIRO. Produção e conservação escolar da masculinidade no romance O Ateneu. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.35-60. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226803.

Este ensaio analisa a produção e a conservação da masculinidade no romance O Ateneu (Raul Pompeia), que retrata a vida escolar em um internato de elite do século XIX. O ensaio discute principalmente a trajetória do menino Sérgio, narrador e protagonista do romance, que sofre experiências disciplinares destinadas a transformar suas marcas infantis e femininas em características adultas e masculinas. A produção e a conservação da masculinidade aparecem principalmente implicadas em eventos rituais que visam definir identidades conferindo marcas distintivas socialmente reconhecidas que tanto consagram a norma viril quanto estigmatizam e punem supostas fragilidades femininas ou comportamentos vistos como efeminados. A análise da produção e conservação da masculinidade em O Ateneu permite, assim, observar os "mecanismos históricos responsáveis pela desistoricização e eternização relativas das estruturas da divisão sexual" (Bourdieu, 2002, p. 8) atuantes naquele meio escolar.

Palabras clave : O Ateneu; masculinidade; disciplina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )