SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue68SCHOOL PRODUCTION AND CONSERVATION OF MASCULINITY ON NOVEL O ATENEULanguage capacities of a "dyslexic" English language learner author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LAGE, MICHELINE MADUREIRA. Vozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letras. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.61-79. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226804.

O artigo tem como objeto de análise os direcionamentos do ensino de literatura nas faculdades federais de letras (licenciaturas) do estado de Minas Gerais. Para a realização da análise, empregaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, dados que foram obtidos fundamentalmente por meio de pesquisa de campo. Documentos e entrevistas com professores das universidades pesquisadas compuseram o corpus do trabalho. Apreendem-se, pela leitura dos dados, diversas vozes acerca das relações literatura-ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades.

Keywords : ensino; leitura; literatura; formação de professores em letras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )