SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68PRODUCCIÓN Y CONSERVACIÓN DE LA MASCULINIDAD EN EL ROMANCE O ATENEULAS CAPACIDADES DE LENGUAJE DE UN ALUMNO "DISLÉXICO" APRENDIZ DE INGLÉS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LAGE, MICHELINE MADUREIRA. Vozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letras. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.61-79. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226804.

O artigo tem como objeto de análise os direcionamentos do ensino de literatura nas faculdades federais de letras (licenciaturas) do estado de Minas Gerais. Para a realização da análise, empregaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, dados que foram obtidos fundamentalmente por meio de pesquisa de campo. Documentos e entrevistas com professores das universidades pesquisadas compuseram o corpus do trabalho. Apreendem-se, pela leitura dos dados, diversas vozes acerca das relações literatura-ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades.

Palabras clave : ensino; leitura; literatura; formação de professores em letras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )