SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68Produção e conservação escolar da masculinidade no romance O AteneuAs capacidades de linguagem de um aluno disléxico" aprendiz de inglês índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LAGE, MICHELINE MADUREIRA. Vozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letras. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.61-79. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226804.

O artigo tem como objeto de análise os direcionamentos do ensino de literatura nas faculdades federais de letras (licenciaturas) do estado de Minas Gerais. Para a realização da análise, empregaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, dados que foram obtidos fundamentalmente por meio de pesquisa de campo. Documentos e entrevistas com professores das universidades pesquisadas compuseram o corpus do trabalho. Apreendem-se, pela leitura dos dados, diversas vozes acerca das relações literatura-ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades.

Palavras-chave : ensino; leitura; literatura; formação de professores em letras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )