Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
LAGE, MICHELINE MADUREIRA. Vozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letras. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.61-79. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226804.
O artigo tem como objeto de análise os direcionamentos do ensino de literatura nas faculdades federais de letras (licenciaturas) do estado de Minas Gerais. Para a realização da análise, empregaram-se abordagens qualitativa e quantitativa, dados que foram obtidos fundamentalmente por meio de pesquisa de campo. Documentos e entrevistas com professores das universidades pesquisadas compuseram o corpus do trabalho. Apreendem-se, pela leitura dos dados, diversas vozes acerca das relações literatura-ensino. A partir daí, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, delineando-se o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessas universidades.
Palavras-chave : ensino; leitura; literatura; formação de professores em letras.