SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue68VOICES IN DIALOGUE: TEACHING, READER AND LITERATURE UNDER THE FOCUS OF UNDERGRADUATION STUDENTS FROM TEACHER EDUCATION IN PORTUGUESEIntertwining languages...: art and bodies to think about education and human development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

TONELLI, JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO. As capacidades de linguagem de um aluno disléxico" aprendiz de inglês. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.81-99. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226805.

Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003, 2006, 2007), refutamos o conceito de dislexia tradicionalmente (re)conhecido como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita localizada no aprendiz (Massi, 2004a, 2007). Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno "disléxico" frequentava aulas de língua inglesa e uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) foi utilizada para o ensino dessa língua. Os resultados revelaram que as atividades arroladas na sequência didática para explorar a capacidade linguístico-discursiva do sujeito de pesquisa - capacidade diretamente relacionada ao uso de itens lexicais e de regras gramaticais - (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993) mostraram suas possibilidades de aprendizagem e capacidades de linguagem, desconstruindo seu laudo de disléxico em grau severo.

Keywords : dislexia; ensino-aprendizagem de inglês; capacidades de linguagem; sequência didática.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )