SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68VOCES EN DIÁLOGO: ENSEÑANZA, LECTURA Y LITERATURA BAJO EL FOCO DE LOS DOCENTES DE LICENCIATURA EN LETRASEN EL ENTRECRUCE DE LENGUAJES...: EL ARTE Y EL CUERPO PARA PENSAR LA EDUCACIÓN Y LA FORMACIÓN DE LO HUMANO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TONELLI, JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO. As capacidades de linguagem de um aluno disléxico" aprendiz de inglês. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.81-99. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226805.

Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003, 2006, 2007), refutamos o conceito de dislexia tradicionalmente (re)conhecido como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita localizada no aprendiz (Massi, 2004a, 2007). Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno "disléxico" frequentava aulas de língua inglesa e uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) foi utilizada para o ensino dessa língua. Os resultados revelaram que as atividades arroladas na sequência didática para explorar a capacidade linguístico-discursiva do sujeito de pesquisa - capacidade diretamente relacionada ao uso de itens lexicais e de regras gramaticais - (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993) mostraram suas possibilidades de aprendizagem e capacidades de linguagem, desconstruindo seu laudo de disléxico em grau severo.

Palabras clave : dislexia; ensino-aprendizagem de inglês; capacidades de linguagem; sequência didática.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )