SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68Vozes em diálogo: ensino, leitor e literatura sob o foco dos docentes de licenciatura em letrasNo entrecruzamento de linguagens...: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

TONELLI, JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO. As capacidades de linguagem de um aluno disléxico" aprendiz de inglês. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.81-99. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226805.

Partindo do conceito de linguagem como uma atividade socialmente organizada que possibilita a comunicação humana servindo como instrumento de ação nas práticas sociais (Bronckart, 2003, 2006, 2007), refutamos o conceito de dislexia tradicionalmente (re)conhecido como um distúrbio de aprendizagem da linguagem escrita localizada no aprendiz (Massi, 2004a, 2007). Este trabalho objetiva apresentar um estudo de caso em que um aluno "disléxico" frequentava aulas de língua inglesa e uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004) foi utilizada para o ensino dessa língua. Os resultados revelaram que as atividades arroladas na sequência didática para explorar a capacidade linguístico-discursiva do sujeito de pesquisa - capacidade diretamente relacionada ao uso de itens lexicais e de regras gramaticais - (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993) mostraram suas possibilidades de aprendizagem e capacidades de linguagem, desconstruindo seu laudo de disléxico em grau severo.

Palavras-chave : dislexia; ensino-aprendizagem de inglês; capacidades de linguagem; sequência didática.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )